Gótico & Queer: uma análise de Lost Souls, de Poppy Z. Brite

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n175409

Palavras-chave:

subcultura gótica, teoria de gênero, ficção gótica, identidade queer

Resumo

A subcultura gótica apresenta uma disposição altamente performática, algo que se reporta a sexualidade, corpo e gênero e, assim, a cena propicia o surgimento de identidades queer. O autor transgênero Poppy Z. Brite insere o romance Lost Souls nesse contexto, sendo um dos poucos autores de ficção gótica a relacionar sua obra à subcultura de mesmo nome. Nesse artigo, discorro sobre a subcultura gótica em paralelo à teoria de gênero de Butler, então analiso o desenvolvimento da personagem Nothing, de Lost Souls, em relação à estética da cena gótica.

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Biografia do Autor

Andrio de Jesus Rosa dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Andrio J. R. dos Santos possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Está vinculado a estágio pós-doutoral na mesma instituição, desenvolvendo um projeto de pesquisa voltado à ficção gótica de Poppy Z. Brite.

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Publicado

2022-05-23

Como Citar

Santos, A. de J. R. dos. (2022). Gótico & Queer: uma análise de Lost Souls, de Poppy Z. Brite. Revista Estudos Feministas, 30(1). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n175409

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