Dos fios que se interpenetram na tecelagem: um conceito para os estudos feministas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n277384

Palavras-chave:

estudos feministas, pesquisa participante, pesquisa autobiográfica, interpenetração

Resumo

Aprendemos junto aos grupos de estudos e pesquisa nos quais estamos inseridas e
pesquisamos. Uma das aprendizagens realizadas, durante nossos percursos profissionais, tem sido articular os estudos feministas, a pesquisa participante e a pesquisa autobiográfica. Neste artigo, apresentamos nossa compreensão sobre a integração desses três aspectos, os quais produzem nosso “fazer pensar” pesquisa em Educação por meio do conceito de interpenetração, que é uma técnica da tecelagem manual. Revela fios que se juntam, mas não se confundem, formando desenhos. Sendo assim, essa técnica é utilizada como metáfora para pensar em nossa opção metodológica. Partindo dessas análises, tal conceito representa a busca de um “fazer pensar” fecundo com as mulheres excluídas dos processos formais de Educação, mas que se educam na vida, nas resistências diárias à subjugação de gênero, classe e raça e, igualmente, no mundo do trabalho.

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Biografia do Autor

Edla Eggert, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Escola de Humanidades PUC/RS

Pós-Doutora (2014 - CNPq) no Programa de Estudios de la Mujer da UAM, Cidade do México. Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), Mestre em Educação pela UFRGS (1992) e Graduação em Pedagogia (UNIPLAC - 1986). Professora na Escola de Humanidades da PUC/RS, sendo Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação desde abril de 2017 e é docente nos PPGs em Educação e em Teologia da mesma Universidade.

Márcia Alves da Silva, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel.

Socióloga, Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Educação. Professora Associada do Depto. de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Brasil.

Aline Lemos da Cunha Della Libera, Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Pós-doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica PUC / RS (2018). Doutorado em Educação pela UNISINOS (2010). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2005). Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande / FURG (1998). Atualmente é professora do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS.

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Publicado

2022-09-14

Como Citar

Eggert, E., Silva, M. A. da, & Della Libera, A. L. da C. (2022). Dos fios que se interpenetram na tecelagem: um conceito para os estudos feministas. Revista Estudos Feministas, 30(2). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n277384

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