Sexualidades entre saber-poder, resistências e linhas de fuga em “Doutor Maravilha”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2024v32n288358

Palavras-chave:

educação, cartografia, HIV/aids, saúde LGBTQIA , ciberinclusão

Resumo

Neste artigo, produziram-se cartografias em escritas-encontros ao percorrer a página do Instagram @DoutorMaravilha. Objetivou-se, com o aporte teórico-epistemológico, sobretudo de Michel Foucault e Gilles Deleuze, através dos conceitos de saber, poder, resistência e linhas de fuga, percorrer os territórios da página e as pedagogias por ela traçadas. Atentou-se às relações de saber-poder médico e também às fissuras instauradas pelas resistências e linhas de fuga. Percebeu-se que a página, através da divulgação científica e ao abordar temas relacionados à sexualidade, corpo, gênero, saúde, populações LGBTQIAPN+, desejo, HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), atua na capilarização das redes de saber-poder médico, mas também instaura resistências e linhas de fuga, em processos de ciberinclusão e ciberacolhimento em meio a territórios de disputas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Amaral Sales, Universidade Federal de Uberlândia

É Professor Adjunto nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, vinculados ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. Pós-doutorando em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estácio de Santa Catarina (UNESA). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (INBIO/UFU). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2295345372533795

Daniela Franco Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

É licenciada em Ciências Biológicas com Doutorado em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora no Instituto de Biologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do Amplia: amálgama em educação, ciência e arte. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8974289881139128.

Referências

BUTTURI JUNIOR, Atilio; LARA, Camila de Almeida. As narrativas de si e a produção da memória do hiv na campanha O cartaz HIV positivo. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 18, n. 2, p. 393-411, maio/ago. 2018.

BUTTURI JUNIOR, Atilio. O HIV, O CIBORGUE, O TECNOBIODISCURSIVO. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, n. 2, p. 637-657, ago. 2019.

DELEUZE, Gilles. Conversações. 3ª ed. São Paulo: Ed. 34, 2013.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs - Vol. V. São Paulo: Ed. 34. 2012.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998. 184 p.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) tv. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 151-162, jun. 2002.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 10 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra. 2019.

FOUCAULT, Michel. Prefácio: Introdução à vida não fascista. In: Gilles Deleuze e Félix Guattari. Anti-Oedipus: Capitalism and Schizophrenia, New York, Viking Press, 1977, pp. XI-XIV. Traduzido por wanderson flor do nascimento. Disponível em http://michel-foucault.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/vidanaofascista.pdf.

FOUCAULT, Michel. O Sujeito e o Poder. In: Foucault, M. Genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, pp. 118-140. (Coleção Ditos e escritos). IX. Org: Manoel de Barros Motta. Tradução: Abner Chiquieri. 2014.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

GAVIGAN, Kelly; RAMIREZ, Ana; MILNOR, Jack; PEREZ-BRUMER, Amaya; TERTO JUNIOR, Veriano; PARKER, Richard. Pedagogia da Prevenção: reinventando a prevenção do HIV no século XXI. Abia - Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids: Perspectiva Política, Rio de Janeiro, n. 1, p. 1-16, nov. 2015.

HARAWAY, Donna. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século xx. In: HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari; TADEU, Tomaz. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 33-118.

PELÚCIO, Larissa; MISKOLCI, Richard. A prevenção do desvio: o dispositivo da aids e a repatologização das sexualidades dissidentes. Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana, Rio de Janeiro, n. 1, p. 125-157, abr. 2009.

PERLONGHER, Néstor. O QUE É AIDS. 2. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. 92 p.

PRECIADO, Paul B.. Testo Junkie: sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: n-1 edições, 2018.

ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2016. 248 p.

SALES, Tiago Amaral. Entre tesões, tensões e prevenções: HIV/Aids e contaminações com as obras de Adriana Bertini. ClimaCom, Campinas, v. 7, n. 19, Dez. 2020.

SEFFNER, Fernando; PARKER, Richard. Desperdício da experiência e precarização da vida: momento político contemporâneo da resposta brasileira à aids. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 20, n. 57, p. 293-304, 16 fev. 2016.

SIERRA, Jamil Cabral. Corpo, sexualidade e poder: a homossexualidade na mídia e as biopolíticas de prevenção contra a aidsaids. Textura, Canoas, v. 1, n. 28, p. 111-128, mai/ago. 2013.

SIERRA, Jamil Cabral; MEYER, Dagmar Estermann. Entre capturas biopolíticas e estratégias de resistência LGBT: um ensaio sobre a lógica fármaco-moralizante na profilaxia pré-exposição: PrEP. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 1018-1037, 22 set. 2020.

Downloads

Publicado

2024-09-23

Como Citar

Sales, T. A., & Franco Carvalho, D. (2024). Sexualidades entre saber-poder, resistências e linhas de fuga em “Doutor Maravilha”. Revista Estudos Feministas, 32(2). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2024v32n288358

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.