Corpo infectado/corpus infectado: AIDS, narrativa e metáforas oportunistas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n357771Resumen
A constante presença do corpo nas narrativas de aids (e a consequente problematização do
seu status ontológico) é apenas uma recorrência temática, ou estaria ligada a processos metafóricos e alegóricos que apontam para uma discussão para além da corporeidade humana? Mais do que isso, constantes em todas as narrativas de aids são a urdidura que confronta, simultaneamente, uma micropolítica do desejo, relacionada ao exercício ascético com a construção do si mesmo através da dicção literária (não raro extrapolando os limites entre ficção e biografia), e uma preocupação com os compromissos do discurso literário com a vida política e social de seus respectivos países de origem.
Descargas
Citas
ABREU, Caio Fernando. Onde andará Dulce Veiga? São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
ABREU, Gabriel de Souza. O segundo armário. Lisboa: Index, 2016.
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
BAL, Mieke. Narratology. 3. ed. Tradução de Christine van Boheemen. Toronto: University of Toronto Press, 2009.
BAL, Mieke. A Mieke Bal reader. Chicago: University of Chicago Press, 2006.
BAL, Mieke. Travelling concepts in the humanities. Toronto: University of Toronto Press, 2002.
BALDWIN, James. Giovanni. Tradução de Affonso Blacheyre. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
BESSA, Marcelo Secron. Histórias positivas. Rio de Janeiro: Record, 1997.
BESSA, Marcelo Secron. Os perigosos: autobiografia & AIDS. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.
CAMINHA, Adolfo. Bom-Crioulo. 7. ed. São Paulo: Ática, 1999.
CAPUCHO, Luís. Cinema Orly. Rio de Janeiro: Interlúdio, 1999.
CARRARO, Adelaide. Socorro! Estou morrendo de AIDS. São Paulo: L. Oren, 1987.
CAZUZA. Ideologia. Long Play, vinil. Produção: Cazuza, Nilo Romero, Ezequiel Neves. Países Baixos, Philips Records, 1988. 43min26s.
CHATMAN, Seymour. Story and discourse. New York: Cornell University Press, 1978.
DANIEL, Herbert. Alegres e irresponsáveis abacaxis americanos. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1987.
DANIEL, Herbert. Passagem para o próximo sonho. Rio de Janeiro: Codecri, 1982.
DANIEL, Herbert. Vida antes da morte / Life before death. 2. ed. Rio de Janeiro: ABIA, 1994.
GENETTE, Gérard. Discurso da narrativa. 3. ed. Lisboa: Veja, 1995.
GUZIK, Alberto. Risco de vida. Rio de Janeiro: Globo, 1995.
KUSHNER, Tony. Angels in America. New York: Theatre Communications Group, 1995.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Campinas: Mercado de Letras/EDUC, 2002.
LONG term companionship (Meu querido companheiro). Direção: Norman René. Roteiro: Craig Lucas. Elenco: Bruce Davison, Campbell Scott, Patrick Cassidy, Mary-Louise Parker, Stephen Caffrey, John Dossett, Dermot Mulroney e Michael Schoeffling. Estados Unidos, Cor. 1989. 96min.
LOURO, Guacira Lopes. “Teoria queer: uma política pós-identitária para a educação”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 541-553, 2001.
MANN, Thomas. Morte em Veneza. Tradução de Maria Deling. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
MÍCCOLIS, Leila. “O guerreiro da solidariedade”, 04/08/1999. Disponível em: http://www.patio.com.br/cronica/1999/agosto/guerreiro_da_solidariedade.htm. Acesso em: 01 maio 2016.
PEARL, Monica B. AIDS literature and gay identity. London: Routledge, 2013.
PLUMMER, Ken. Telling sexual stories. London: Routledge, 1995.
POLIZZI, Valéria. Depois daquela viagem. São Paulo: Ática, 1997.
SOMMER, Doris. Ficções de fundação. Belo Horizonte: EDUFMG, 2004.
SONTAG, Susan. A doença como metáfora. Tradução de Márcio Ramalho. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
VIEIRA, Pedro de Castro Amaral. Meninas más, mulheres nuas: Adelaide Carraro e Cassandra Rios no panorama literário brasileiro. 2010. Tese (Doutorado em Letras) – Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=16167@1. Acesso em: 23 maio 2017.
WELCOME home, Bobby. (Bem-vindo ao lar, Bobby). Direção: Herbert Wise. Roteiro: Conrad Bromberg. Elenco: Timothy Williams, Tony Lo Bianco e Adam Baldwin. Estados Unidos, Cor. 1986. Sem minutagem.
WILDE, Oscar. O retrato de Dorian Gray. Tradução de Paulo Barreto. São Paulo: Hedra, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista Estudos Feministas está bajo licencia de la Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite compartir el trabajo con los debidos créditos de autoría y publicación inicial en este periódico.
La licencia permite:
Compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y/o adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial.
El licenciante no puede revocar estos derechos siempre que se cumplan los términos de la licencia. Los términos son los siguientes:
Atribución - se debe otorgar el crédito correspondiente, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Esto se puede hacer de varias formas sin embargo sin implicar que el licenciador (o el licenciante) haya aprobado dicho uso.
Sin restricciones adicionales - no se puede aplicar términos legales o medidas de naturaleza tecnológica que restrinjan legalmente a otros de hacer algo que la licencia permita.