Resistencia, currículo y subversión em la Educación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2026v33n188041

Palabras clave:

Enseñanza, Maestros, Educación, Travestis

Resumen

Este artículo busca reflexionar, a partir de las narrativas de la docente travesti Sayonara Nogueira, sobre la trayectoria escolar de las personas trans, pensando si ese camino, marcado por experiencias permeadas por la exclusión social, contribuye a la promoción de prácticas docentes inclusivas y a la construcción de una educación más justa, igualitaria, sensible y acogedora. A través de tales narrativas, el texto propone pensar cómo un cuerpo socialmente inferior transita en la educación, produciendo currículos disidentes y subvirtiendo normas para sobrevivir y existir.

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Biografía del autor/a

Maria da Conceição Silva Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Pós-Graduação em Educação (Proped) e na Faculdade de Educação. Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cientista Nosso Estado (FAPERJ) e Prociencista (UERJ). Líder do GPESQ CNPq Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença.

Daniel Henrique de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Ceará

É Professor Adjunto na Universidade Estadual do Ceará, atuando na Pós-Graduação em História, Culturas e Espacialidades e na Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús. Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre e graduado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), graduado em Pedagogia. Membro do Grupo de Pesquisa Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença (CUNADI/PROPED/UERJ) e do Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Uberlândia (NEGUEM/UFU).

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Publicado

2025-04-02

Cómo citar

Soares, M. da C. S., & Silva, D. H. de O. (2025). Resistencia, currículo y subversión em la Educación. Revista Estudos Feministas, 33(1). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2026v33n188041

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