Contribuições de um grupo colaborativo para a prática de uma professora da educação infantil<br>Cooperative group contributions to the practice of an infant education teacher

Autores

  • Sheila Guimarães UFMS
  • Mônica Vasconcellos UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5007/10.5007-1981-1322.2011v6n1p56

Resumo

Neste artigo apresentamos os dados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar e analisar o processo de integração da tecnologia na prática pedagógica de uma professora da Educação Infantil, pertencente a um grupo de pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de registros feitos por essa professora, sobre as atividades ligadas à Geometria, que desenvolveu com seus alunos. Os resultados indicam que a professora sentia confiança no grupo, pois tomou a iniciativa de expor o planejamento que havia preparado para que fosse discutido por todos; o planejamento foi refeito com base nas sugestões apresentadas; por estar envolvida neste grupo, a professora teve a oportunidade de ampliar sua compreensão e, ao planejar suas aulas, expandiu as possibilidades de ensino, não se limitando à utilização do LOGO.

Biografia do Autor

Sheila Guimarães, UFMS

Doutora em Educação, Professor Adjunto da UFMS/CPTL/DED

Mônica Vasconcellos, UFMS

Doutora em Educação, Professor Adjunto da UFMS/CPTL/DED

Downloads

Publicado

2012-02-27

Edição

Seção

Artigos