Matematica-divertida.com: uma comunidade virtual informal de aprendizagem

Autores

  • Renato Pires dos Santos Universidade Luterana do Brasil
  • Flávia Maria Teixeira dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2008v3n1p41

Resumo

Neste trabalho apresentamos e analisamos o site Matemática Divertida (www.matematica-divertida.com), uma comunidade virtual informal de aprendizagem matemática. Essa comunidade foi criada com o objetivo de propiciar um espaço de interação, com troca de experiências, dúvidas, notícias entre os usuários; sempre no contexto da Matemática Divertida. Este site recebe uma média de 2000 visitantes semanais, que interagem em chats e fórum de discussão. Neste texto discutimos as características e a natureza das intervenções no fórum dessa comunidade e os padrões discursivos empregados pelos usuários.

Biografia do Autor

Renato Pires dos Santos, Universidade Luterana do Brasil

possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1979), mestrado em Física pelo Instituto de Física Teórica (1982) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987). Atualmente é professor adjunto com doutorado da Universidade Luterana do Brasil, revisor dos periódicos Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS) e Acta Scientiae (ULBRA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Web 2.0 para Educação, Comunidades Virtuais de Aprendizagem, Ensino de Física no Second Life, Perfil Conceitual, Epistemologia Genética, Psicogênese da Física, Matematica Divertida.

Flávia Maria Teixeira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Licenciatura em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Formiga (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Inicial e Continuada de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica das interações, formação de professores, interações discursivas, ensino - aprendizagem de química e comunicação em sala de aula.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos