Matematica-divertida.com: uma comunidade virtual informal de aprendizagem

Authors

  • Renato Pires dos Santos Universidade Luterana do Brasil
  • Flávia Maria Teixeira dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2008v3n1p41

Abstract

Matemática Divertida (www.matematica-divertida.com), a virtual informal mathematics learning community is presented. This community was created with the purpose of providing a space where the users can interact, exchange experiences, doubts and news in the fun Math context. This site receives more than 2000 visitors a week, who interact through chats and discussion forum. Nature and characteristics of the interventions in this forum as well as their discursive patterns are discussed.

Author Biographies

Renato Pires dos Santos, Universidade Luterana do Brasil

possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1979), mestrado em Física pelo Instituto de Física Teórica (1982) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987). Atualmente é professor adjunto com doutorado da Universidade Luterana do Brasil, revisor dos periódicos Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS) e Acta Scientiae (ULBRA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Web 2.0 para Educação, Comunidades Virtuais de Aprendizagem, Ensino de Física no Second Life, Perfil Conceitual, Epistemologia Genética, Psicogênese da Física, Matematica Divertida.

Flávia Maria Teixeira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Licenciatura em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Formiga (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Inicial e Continuada de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica das interações, formação de professores, interações discursivas, ensino - aprendizagem de química e comunicação em sala de aula.

Published

2008-01-01

Issue

Section

Artigos