Conhecimento profissional docente de professoras das séries iniciais da educação básica acerca da equivalência de números racionais na representação fracionária em um processo de formação continuada

Tânia Maria Mendonça Campos, Angélica da Fontoura Garcia Silva

Resumo


No presente artigo, apresentaremos resultados de uma pesquisa realizada com 17 professoras das primeiras séries da Educação Básica de uma escola pública, de um município da Grande São Paulo, em processo de formação continuada. Procuramos analisar a relação da compreensão do invariante equivalência em situações de parte-todo e quociente, com o conhecimento profissional docente. Focalizamos momentos das discussões do grupo acerca da construção desses conceitos, a partir da análise de situações apresentadas a elas e a seus próprios alunos, assim como seus depoimentos. Neste artigo indicaremos inicialmente a relevância do tema, uma breve descrição das teorias que fundamentarem essa pesquisa e alguns dos procedimentos utilizados para a coleta de dados. Tal pesquisa nos permitiu inferir que o conhecimento do conteúdo está diretamente ligado tanto à prática pedagógica do professor como ao conhecimento profissional docente.


Palavras-chave


Mathematics education; Teacher professional knowledge; Teaching of fractions; Equivalence

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DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2009v4n1p114

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REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.
 
 

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