Conhecimento profissional docente de professoras das séries iniciais da educação básica acerca da equivalência de números racionais na representação fracionária em um processo de formação continuada

Autores

  • Tânia Maria Mendonça Campos Universidade Bandeirante de São Paulo
  • Angélica da Fontoura Garcia Silva Universidade Bandeirante de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2009v4n1p114

Resumo

No presente artigo, apresentaremos resultados de uma pesquisa realizada com 17 professoras das primeiras séries da Educação Básica de uma escola pública, de um município da Grande São Paulo, em processo de formação continuada. Procuramos analisar a relação da compreensão do invariante equivalência em situações de parte-todo e quociente, com o conhecimento profissional docente. Focalizamos momentos das discussões do grupo acerca da construção desses conceitos, a partir da análise de situações apresentadas a elas e a seus próprios alunos, assim como seus depoimentos. Neste artigo indicaremos inicialmente a relevância do tema, uma breve descrição das teorias que fundamentarem essa pesquisa e alguns dos procedimentos utilizados para a coleta de dados. Tal pesquisa nos permitiu inferir que o conhecimento do conteúdo está diretamente ligado tanto à prática pedagógica do professor como ao conhecimento profissional docente.

Biografia do Autor

Tânia Maria Mendonça Campos, Universidade Bandeirante de São Paulo

Obteve a Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela PUC/SP em 1975 e Doutorado em Matemática pela Universidade de Ciências de Languedoc (Montpellier - FR) em 1979. Tem Pós-doc em Matemática pela Universidade de Londres em 1991 e em Educação Matemática na Universidade de Oxford em 2007. Aposentou-se como professora titular da PUC/SP onde trabalhou de 07/79 até 07/2006. Foi bolsista de produtividade acadêmica do CNPq na área de Matemática. Atualmente é professora da Universidade Bandeirante de São Paulo onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Tem artigos publicados em periódicos arbitrados nacionais e internacionais e trabalhos completos publicados em Anais de inúmeros Congressos Nacionais e Internacionais. É autora e organizadora de diversos livros de Educação Matemática.Tem experiência em orientação de IC, Especialização, Mestrado e Doutorado. Participa de bancas de doutoramento no Brasil e exterior.Atua em comissões científicas nacionais e internacionais na área de Educação Matemática. Tem experiência em parcerias com pesquisadores do Brasil e do exterior e na coordenação de cooperações internacionais tais como CAPES/COFECEB, CNPq/Conselho Britânico, Rede Alfa e RIMA/UNESCO. Coordena atualmente um Projeto Nacional de Cooperação Acadêmica PROCAD/CAPES. Participa do corpo editorial do BOLEMA- Boletim de Educação Matemática e RIPEM - Revista Internacional de Pesquisa em Educaçào Matemática. Participou do corpo editorial da RDM durante muitos anos. Foi presidente da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática de 1998 a 2001. Foi representante adjunta da área de Ensino de Ciências e Matemática da CAPES de 2000 a 2007. É assessora ad-hoc do CNPq, CAPES e FAPESP e avaliadora institucional do INEP. Tem experiência na coordenação de grandes projetos de formação continuada de professores de matemática financiado pelo PNUD/ SEE-SP. Teve inúmeros projetos financiados pela CAPES, CNPq e FAPESP. Esteve na organização e liderança das primeiras edições de eventos tais como I ENEM, I SIPEM, I Cabri-World e I Encontro sobre Novas Perspectivas da Educação Matemática no Brasil. Participa de comitês científicos de Congressos Nacionais e Internacionais da área.

Angélica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Bandeirante de São Paulo

Possui graduação em licenciatura em Matemática, doutora em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós graduados em Educação Matemática da PUC-SP, mestre em Educação pelo Programa Educação: História Política e Sociedade da PUC-SP . Fez estágio de doutoramento Sandwich em 2006, na Escola Superior de Educação de Lisboa sob a supervisão da professora Maria de Lurdes Serrazina. É professora contratada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo . Desenvolve atividade de pesquisa sobre o Formação de Professores que ensinam Matemática. Participa do grupo de pesquisa: Observatório da Educação. Os resultados de pesquisa foram publicados em anais de congressos nacionais e internacionais na área. Participa do grupo de pesquisa PROEM da Educação cadastrado no CNPQ

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos