O Ensino do Cálculo numa perspectiva histórica: Da régua de calcular ao MOODLE

Autores

  • Terezinha Ione Martins Torres Instituto Metodista do Sul
  • Lucia Maria Martins Giraffa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2009v4n1p18

Palavras-chave:

História do Cálculo, Educação Matemática, Metodologias de ensino da Matemática

Resumo

Este artigo apresenta uma perspectiva histórica do ensino de Cálculo, considerando aspectos conceituais e tipo de instrumento utilizado para suportar as atividades pedagógicas. O Cálculo se constitui em um dos temas de estudo, no ensino superior, que possui maior índice de reprovação e evasão por parte dos alunos dos cursos superiores, especialmente nas áreas de Ciências Exatas e Engenharia. O texto apresenta um resgate do ensino de Cálculo no Brasil e ao final apresentam-se algumas considerações a respeito dos artefatos e recursos utilizados para suportar o ensino de Cálculo. Neste sentido apontam-se algumas questões importantes que emergem pela criação do ciberespaço como alternativa de ensino nos dias de hoje.

Biografia do Autor

Terezinha Ione Martins Torres, Instituto Metodista do Sul

Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), Especialização em Administração Escolar pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e letras( 1986) e graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976).

Lucia Maria Martins Giraffa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matematica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), graduação em Licenciatura Curta Em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). É professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes de ensino-aprendizagem computadorizados, Informática na Educação (IE), formação de professores , software educacionais para ensino de Matemática, ambientes cooperativos de aprendizagem e Educação a Distância. Pesquisadora do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. Desde agosto de 2006 está como oordenadora geral da PUCRS Virtual.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos