O Ensino do Cálculo numa perspectiva histórica: Da régua de calcular ao MOODLE

Terezinha Ione Martins Torres, Lucia Maria Martins Giraffa

Resumo


Este artigo apresenta uma perspectiva histórica do ensino de Cálculo, considerando aspectos conceituais e tipo de instrumento utilizado para suportar as atividades pedagógicas. O Cálculo se constitui em um dos temas de estudo, no ensino superior, que possui maior índice de reprovação e evasão por parte dos alunos dos cursos superiores, especialmente nas áreas de Ciências Exatas e Engenharia. O texto apresenta um resgate do ensino de Cálculo no Brasil e ao final apresentam-se algumas considerações a respeito dos artefatos e recursos utilizados para suportar o ensino de Cálculo. Neste sentido apontam-se algumas questões importantes que emergem pela criação do ciberespaço como alternativa de ensino nos dias de hoje.


Palavras-chave


História do Cálculo; Educação Matemática; Metodologias de ensino da Matemática

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2009v4n1p18

Indexadores, diretórios e base de dados:

                                                                     

 

REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.
 
 

 Licença Creative Commons
Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.