Sobre linguagens, conceitos matemáticos e o discurso científico<br>On Language, Mathematical Concepts and the Scientific Discourse

Autores

  • Tadeu Fernandes de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2009v4n1p26

Resumo

Os conceitos matemáticos, fundamentais em todo processo de interação da Matemática com outras ciências, como a Física, a Filosofia, a Lógica e as Ciências Econômicas, guardam as chaves para a compreensão de suas estruturas e teorias, bem como para a compreensão do discurso matemático e, de modo mais amplo, para a compreensão do discurso científico. Neste trabalho refletimos sobre aspectos teóricos e aspectos práticos de seu ensino, à luz de diferentes experiências e propostas. Não obstante nosso interesse em tratá-los genericamente, no contexto da linguagem matemática, julgamos oportuna a abordagem de aspectos particulares de certos conceitos que podemos considerar centrais para os cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática- caso específico de conceitos vinculados ao Cálculo Diferencial e Integral, de grande significado histórico e, por sua elevada aplicabilidade, de grande interesse, também, para a Física e para as Engenharias.

Biografia do Autor

Tadeu Fernandes de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1976), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Matemática e Filosofia, com ênfase em Lógica, atuando principalmente nos seguintes temas: lógica paraconsistente, cálculo infinitesimal, geometria euclidiana e geometrias não-euclidianas, matemática discreta e estatística.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos