Análise de Erros em Soluções de um Problema de Geometria: uma Investigação com Professores em Formação Continuada<br>Error analysis in solutions of a geometry problem: an investigation with teachers in continued formation

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas Universidade Luterana do Brasil
  • Helena Noronha Cury Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2010v5n1p71

Resumo

Neste artigo, é apresentado um recorte de uma investigação desenvolvida com professores de Matemática em formação continuada, em cinco Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, com o objetivo de analisar os erros cometidos por esses docentes em questões que envolvem Álgebra, Geometria, Análise e Probabilidade. Uma das questões do teste aborda conceitos de Geometria e as soluções dadas pelos 50 professores foram analisadas, tendo sido criadas categorias de erros, que foram descritas e exemplificadas. A discussão sobre as resoluções foram fundamentadas em autores que abordam o conceito de visualização e em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais. Como sugestão para retomar com os professores os conteúdos em que foram detectados erros ou dificuldades, indicamos o uso de softwares de Geometria Dinâmica, que podem proporcionar uma melhor visualização e compreensão de propriedades que envolvem polígonos inscritos e circunscritos.

Biografia do Autor

Helena Noronha Cury, Centro Universitário Franciscano

Helena Noronha Cury possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática, mestrado (1985) e doutorado em Educação (1995) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora adjunta do Centro Universitário Franciscano, onde exerce atividades no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática. Publicou 47 artigos em periódicos especializados e 71 trabalhos em anais de eventos. Publicou um livro e organizou outros 3, tendo 8 capítulos nessas obras. Possui 42 itens de produção técnica. Orientou 12 dissertações de mestrado, além de ter orientado 10 trabalhos de iniciação científica e 70 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Educação e Matemática. Atua na área de Educação Matemática, com pesquisas sobre análise de erros. É revisora de 10 periódicos nacionais.

Downloads

Publicado

2011-03-28

Edição

Seção

Artigos