Análise de Erros em Soluções de um Problema de Geometria: uma Investigação com Professores em Formação Continuada<br>Error analysis in solutions of a geometry problem: an investigation with teachers in continued formation
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2010v5n1p71Resumo
Neste artigo, é apresentado um recorte de uma investigação desenvolvida com professores de Matemática em formação continuada, em cinco Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, com o objetivo de analisar os erros cometidos por esses docentes em questões que envolvem Álgebra, Geometria, Análise e Probabilidade. Uma das questões do teste aborda conceitos de Geometria e as soluções dadas pelos 50 professores foram analisadas, tendo sido criadas categorias de erros, que foram descritas e exemplificadas. A discussão sobre as resoluções foram fundamentadas em autores que abordam o conceito de visualização e em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais. Como sugestão para retomar com os professores os conteúdos em que foram detectados erros ou dificuldades, indicamos o uso de softwares de Geometria Dinâmica, que podem proporcionar uma melhor visualização e compreensão de propriedades que envolvem polígonos inscritos e circunscritos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).