Um estudo sobre os cursos de formação de professores que ensinam a disciplina de física no ensino médio<br>A study on training courses for teachers to teach the discipline of physics in high school

Autores

  • Cintia Aparecida Bento dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul
  • Edda Curi Doutora em Educação Matemática, Professora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2011v6n2p1

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o quadro referente à formação dos professores que ministram a disciplina de Física no Ensino Médio no nosso país. Nossa metodologia para atingir tal objetivo constou de análise de dados do Mec/Inep sobre a formação dos professores no Brasil e também do Censo Escolar da Educação Básica publicado pelo Inep. Ao constatarmos por meio dos dados levantados que a maioria dos professores que ministram a disciplina de Física no Ensino Médio são licenciados em Matemática, passamos a analisar 27 Cursos de Licenciatura em Matemática de instituições de Ensino Superior no que se refere as ementas das disciplinas de Física, bem como sua carga horária. Ao final concluímos que os dados são alarmantes, pois além da carência de professores com formação específica na área de Física, os demais que ministram esta disciplina não têm formação adequada para atuar nessa área do conhecimento.

Biografia do Autor

Cintia Aparecida Bento dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática, Professora do Curso de Licenciatura em Matemática e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.

Downloads

Publicado

2012-05-10

Edição

Seção

Artigos