Um estudo sobre os cursos de formação de professores que ensinam a disciplina de física no ensino médio<br>A study on training courses for teachers to teach the discipline of physics in high school
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2011v6n2p1Abstract
Este artigo tem por objetivo refletir sobre o quadro referente à formação dos professores que ministram a disciplina de Física no Ensino Médio no nosso país. Nossa metodologia para atingir tal objetivo constou de análise de dados do Mec/Inep sobre a formação dos professores no Brasil e também do Censo Escolar da Educação Básica publicado pelo Inep. Ao constatarmos por meio dos dados levantados que a maioria dos professores que ministram a disciplina de Física no Ensino Médio são licenciados em Matemática, passamos a analisar 27 Cursos de Licenciatura em Matemática de instituições de Ensino Superior no que se refere as ementas das disciplinas de Física, bem como sua carga horária. Ao final concluímos que os dados são alarmantes, pois além da carência de professores com formação específica na área de Física, os demais que ministram esta disciplina não têm formação adequada para atuar nessa área do conhecimento.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).