Razão áurea e ideias básicas de função: uma proposta de trabalho no 7º ano do ensino fundamental Golden ratio and basic ideas of function: a proposal to work with the 7th grade

Autores

  • Sônia Cristina Cruz Mendes Universidade Severino Sombra
  • Karina de Oliveira Castro Universidade Severino Sombra
  • Chang Kuo Rodrigues Doutora da Universidade Severino Sombra

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2011v6n2p37

Resumo

O presente trabalho faz parte da primeira fase de um projeto maior que engloba duas dissertações de mestrado: uma delas sobre Razão Áurea e outra sobre Funções. As pesquisadoras desenvolveram uma sequência de atividades de modo que fossem contemplados os dois temas. O objetivo da pesquisa é verificar de que modo o trabalho com Razão Áurea pode auxiliar no desenvolvimento de algumas ideias básicas de Função. O estudo contou com a participação de 27 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, na zona urbana, do Município de Cataguases, MG, e foi aplicado por uma das pesquisadoras, professora da turma. Além das ideias básicas de Função, particularmente generalização de seqüências, e razão áurea que foi apresentada como um padrão, uma lei que se repete, observamos também o modo como os alunos construíram os conceitos a partir do  raciocínio de generalidades. Os resultados sugeriram a possibilidade de trabalhar concomitantemente estes dois temas. Percebemos, ainda, que o pensamento algébrico apareceu como ponto importante no trabalho com os dois conteúdos, e que seu desenvolvimento pode ser auxiliado a partir das atividades aplicadas.

Biografia do Autor

Sônia Cristina Cruz Mendes, Universidade Severino Sombra

Mestranda em Educação Matemática, professora da rede pública e privada do Estado do Rio de Janeiro, atuante na formação de professores.

Karina de Oliveira Castro, Universidade Severino Sombra

Mestranda em Educação Matemática, professora da rede pública

Chang Kuo Rodrigues, Doutora da Universidade Severino Sombra

Doutora da Universidade Severino Sombra

Downloads

Publicado

2012-05-10

Edição

Seção

Artigos