Razão áurea e ideias básicas de função: uma proposta de trabalho no 7º ano do ensino fundamental Golden ratio and basic ideas of function: a proposal to work with the 7th grade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2011v6n2p37Abstract
O presente trabalho faz parte da primeira fase de um projeto maior que engloba duas dissertações de mestrado: uma delas sobre Razão Áurea e outra sobre Funções. As pesquisadoras desenvolveram uma sequência de atividades de modo que fossem contemplados os dois temas. O objetivo da pesquisa é verificar de que modo o trabalho com Razão Áurea pode auxiliar no desenvolvimento de algumas ideias básicas de Função. O estudo contou com a participação de 27 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, na zona urbana, do Município de Cataguases, MG, e foi aplicado por uma das pesquisadoras, professora da turma. Além das ideias básicas de Função, particularmente generalização de seqüências, e razão áurea que foi apresentada como um padrão, uma lei que se repete, observamos também o modo como os alunos construíram os conceitos a partir do raciocínio de generalidades. Os resultados sugeriram a possibilidade de trabalhar concomitantemente estes dois temas. Percebemos, ainda, que o pensamento algébrico apareceu como ponto importante no trabalho com os dois conteúdos, e que seu desenvolvimento pode ser auxiliado a partir das atividades aplicadas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).