Formação em matemática: uma breve reflexão a respeito do curso de licenciatura da Universidade Estadual de Maringá – UEM Training in mathematics: a brief discussion about the course of bachelor of State University of Maringá – UEM

Autores

  • Sandra Regina D' Antonio
  • Nelma Sgarbosa Roman de Araújo Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Regina Maria Pavanello Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p122

Resumo

O presente trabalho apresenta um diagnóstico do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Maringá – UEM, a partir da opinião de professores e alunos do 3º e 4º anos, quanto a formação ofertada frente a constituição dos saberes e competências necessários aos futuros docentes. A pesquisa foi desenvolvida mediante os dados recolhidos por meio de um questionário de perguntas abertas, uma entrevista semi-estruturada com vistas a verificar qual tem sido a contribuição das disciplinas voltadas para o ensino da matemática e das disciplinas da área de matemática pura no processo de construção dos saberes docentes e no desenvolvimento de práticas mais comunicativas e reflexivas em sala de aula, tendo-se em vista que a construção do conhecimento apoia-se de maneira primordial, no uso de práticas que possibilitem aos discentes tornarem públicos os pensamentos, as ideias, bem como comparar, negociar e modificar as representações, concepções e crenças.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos