Formação em matemática: uma breve reflexão a respeito do curso de licenciatura da Universidade Estadual de Maringá – UEM Training in mathematics: a brief discussion about the course of bachelor of State University of Maringá – UEM
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p122Resumo
O presente trabalho apresenta um diagnóstico do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Maringá – UEM, a partir da opinião de professores e alunos do 3º e 4º anos, quanto a formação ofertada frente a constituição dos saberes e competências necessários aos futuros docentes. A pesquisa foi desenvolvida mediante os dados recolhidos por meio de um questionário de perguntas abertas, uma entrevista semi-estruturada com vistas a verificar qual tem sido a contribuição das disciplinas voltadas para o ensino da matemática e das disciplinas da área de matemática pura no processo de construção dos saberes docentes e no desenvolvimento de práticas mais comunicativas e reflexivas em sala de aula, tendo-se em vista que a construção do conhecimento apoia-se de maneira primordial, no uso de práticas que possibilitem aos discentes tornarem públicos os pensamentos, as ideias, bem como comparar, negociar e modificar as representações, concepções e crenças.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).