Formação em matemática: uma breve reflexão a respeito do curso de licenciatura da Universidade Estadual de Maringá – UEM Training in mathematics: a brief discussion about the course of bachelor of State University of Maringá – UEM
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p122Abstract
O presente trabalho apresenta um diagnóstico do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Maringá – UEM, a partir da opinião de professores e alunos do 3º e 4º anos, quanto a formação ofertada frente a constituição dos saberes e competências necessários aos futuros docentes. A pesquisa foi desenvolvida mediante os dados recolhidos por meio de um questionário de perguntas abertas, uma entrevista semi-estruturada com vistas a verificar qual tem sido a contribuição das disciplinas voltadas para o ensino da matemática e das disciplinas da área de matemática pura no processo de construção dos saberes docentes e no desenvolvimento de práticas mais comunicativas e reflexivas em sala de aula, tendo-se em vista que a construção do conhecimento apoia-se de maneira primordial, no uso de práticas que possibilitem aos discentes tornarem públicos os pensamentos, as ideias, bem como comparar, negociar e modificar as representações, concepções e crenças.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).