A interação no plantão de dúvidas on-line The interaction in the online after-class

Roberta Nara Sodré de Souza, Márcia Maria Bernal

Resumo


No presente trabalho buscamos caracterizar a utilização e o perfil de acesso ao plantão de dúvidas on-line de matemática via Messenger no contexto das séries finais do ensino fundamental no Colégio de Aplicação UFSC. As conversas em ambiente virtual e sincrônico ocorreram no contraturno escolar entre professores e aluno(s). Os dados de análise vieram das observações, conversas on-line registradas e percepções dos docentes envolvidos. Observamos que a interação no espaço on-line mostrou-se diferenciada por turmas, construímos uma prática educativa interativa baseada nas falas dos estudantes, houve dificuldades na utilização simbólica da matemática no Messenger, surgiu a necessidade de diálogo coletivo em alguns momentos e a utilização de outras mídias para esclarecimento. A utilização do ambiente do Plantão de dúvidas de matemática on-line contribui para acessar as dificuldades dos estudantes em relação ao conhecimento matemático, desenvolve-se também um perfil participativo e questionador.Gerar o hábito do acesso ao ambiente é um processo de construção a longo prazo.


Palavras-chave


Ensino e aprendizagem de matemática

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p216

Indexadores, diretórios e base de dados:

                                                                     

 

REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.
 
 

 Licença Creative Commons
Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.