A interação no plantão de dúvidas on-line The interaction in the online after-class
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p216Abstract
No presente trabalho buscamos caracterizar a utilização e o perfil de acesso ao plantão de dúvidas on-line de matemática via Messenger no contexto das séries finais do ensino fundamental no Colégio de Aplicação UFSC. As conversas em ambiente virtual e sincrônico ocorreram no contraturno escolar entre professores e aluno(s). Os dados de análise vieram das observações, conversas on-line registradas e percepções dos docentes envolvidos. Observamos que a interação no espaço on-line mostrou-se diferenciada por turmas, construímos uma prática educativa interativa baseada nas falas dos estudantes, houve dificuldades na utilização simbólica da matemática no Messenger, surgiu a necessidade de diálogo coletivo em alguns momentos e a utilização de outras mídias para esclarecimento. A utilização do ambiente do Plantão de dúvidas de matemática on-line contribui para acessar as dificuldades dos estudantes em relação ao conhecimento matemático, desenvolve-se também um perfil participativo e questionador.Gerar o hábito do acesso ao ambiente é um processo de construção a longo prazo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).