A interação no plantão de dúvidas on-line The interaction in the online after-class

Autores

  • Roberta Nara Sodré de Souza UFSC
  • Márcia Maria Bernal UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p216

Resumo

No presente trabalho buscamos caracterizar a utilização e o perfil de acesso ao plantão de dúvidas on-line de matemática via Messenger no contexto das séries finais do ensino fundamental no Colégio de Aplicação UFSC. As conversas em ambiente virtual e sincrônico ocorreram no contraturno escolar entre professores e aluno(s). Os dados de análise vieram das observações, conversas on-line registradas e percepções dos docentes envolvidos. Observamos que a interação no espaço on-line mostrou-se diferenciada por turmas, construímos uma prática educativa interativa baseada nas falas dos estudantes, houve dificuldades na utilização simbólica da matemática no Messenger, surgiu a necessidade de diálogo coletivo em alguns momentos e a utilização de outras mídias para esclarecimento. A utilização do ambiente do Plantão de dúvidas de matemática on-line contribui para acessar as dificuldades dos estudantes em relação ao conhecimento matemático, desenvolve-se também um perfil participativo e questionador.Gerar o hábito do acesso ao ambiente é um processo de construção a longo prazo.

Biografia do Autor

Roberta Nara Sodré de Souza, UFSC

Docente de carreira EBTT na UFSC.Licenciada em Matemática.Especialista em Educação Matemátic. Mestre em Educação com linha de pesquisa voltada para Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2013-07-26

Edição

Seção

Artigos