Professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais: educação matemática nos cursos de pedagogia
Teachers who will teach mathematics in the early years: mathematics education courses in pedagogy

Claudionor Renato da Silva, Sarah Larissa Magrini Alves, Isabela F. Dantas de Miranda

Resumo


Este artigo é uma reflexão sobre a formação de professores em cursos de pedagogia: professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais. Segundo pesquisas, um dos fatores que demarcam concepções e práticas futuras é a trajetória escolar com a disciplina matemática. Com a aplicação de uma narrativa, a partir de questões abertas, foram analisados 6 relatos, em uma turma de formandos, de uma faculdade do interior paulista. Os resultados apontam que o histórico escolar, geralmente negativo, em relação à disciplina de matemática, contribui para alguns entraves à disciplina metodológica na graduação. Contudo, as respostas sobre o “tipo de professor que quero ser” indicam, como conclusão, que a formação inicial, na interligação de disciplinas, como a Didática e os Estágios Supervisionados, com a Metodologia da Matemática contribuem para a superação das trajetórias descritas como negativas. Como encaminhamentos indicam-se para a disciplina metodológica matemática nos cursos de formação em pedagogia: (1) o ensino de conteúdos conceituais matemáticos em aprofundamento; (2) cursos de nivelamento em Matemática Elementar; (3) Estágios supervisionados em aulas de matemática nos anos iniciais, atrelado às perspectivas de pesquisa e extensão, compartilhando vivências com professores experientes, titulares da sala.


Palavras-chave


Educação matemática; Pedagogia; Formação de professores; Didática

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p266

Indexadores, diretórios e base de dados:

                                                                     

 

REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.
 
 

 Licença Creative Commons
Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.