Professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais: educação matemática nos cursos de pedagogia<br>Teachers who will teach mathematics in the early years: mathematics education courses in pedagogy
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p266Abstract
Este artigo é uma reflexão sobre a formação de professores em cursos de pedagogia: professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais. Segundo pesquisas, um dos fatores que demarcam concepções e práticas futuras é a trajetória escolar com a disciplina matemática. Com a aplicação de uma narrativa, a partir de questões abertas, foram analisados 6 relatos, em uma turma de formandos, de uma faculdade do interior paulista. Os resultados apontam que o histórico escolar, geralmente negativo, em relação à disciplina de matemática, contribui para alguns entraves à disciplina metodológica na graduação. Contudo, as respostas sobre o “tipo de professor que quero ser” indicam, como conclusão, que a formação inicial, na interligação de disciplinas, como a Didática e os Estágios Supervisionados, com a Metodologia da Matemática contribuem para a superação das trajetórias descritas como negativas. Como encaminhamentos indicam-se para a disciplina metodológica matemática nos cursos de formação em pedagogia: (1) o ensino de conteúdos conceituais matemáticos em aprofundamento; (2) cursos de nivelamento em Matemática Elementar; (3) Estágios supervisionados em aulas de matemática nos anos iniciais, atrelado às perspectivas de pesquisa e extensão, compartilhando vivências com professores experientes, titulares da sala.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).