Percepção discente sobre a Licenciatura em Matemática na modalidade a distância<br><i>Student Perception about the Degree in Mathematics in the distance modality</i>

Autores

  • Adriana Tonini Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p162

Resumo

A educação a distância tem sido uma estratégia largamente utilizada pelo Ministério da Educação a fim de viabilizar a formação de professores da educação básica em todo o país. Nesse contexto, a Licenciatura em Matemática ofertada pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto para diversas regiões de Minas Gerais e de outros estados pretende formar professores para atuar na educação básica da rede pública. Além disso, contribuir para aperfeiçoar o uso das novas tecnologias de informação e comunicação e sua leitura crítica no âmbito escolar. Assim, apresenta-se neste trabalho a avaliação realizada com 139 alunos do referido curso, na busca de sua percepção sobre a formação, em 10 Polos de Apoio Presencial. Essa avaliação foi realizada no período de 2009 e 2012 com uma amostra aleatória de alunos que se dispuseram a responder, sem obrigatoriedade de participação. Usou-se um questionário de pesquisa de opinião e todas as respostas analisadas foram apresentadas em gráficos para melhor visualização e interpretação dos resultados[1]. As respostas dos alunos levam  a concluir que eles,  de maneira geral,  estão   reconhecendo importância da educação  a distância e que, portanto,  o projeto do governo de viabilizar a formação de professores da educação básica em todo o país caminha  a passos largos.


[1] Consolidação dos resultados executado Núcleo de Estudos Aplicados e Sociopolíticos Comparados (NEASPOC) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFOP.

Biografia do Autor

Adriana Tonini, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Professora Adjunta do CEAD -Centro de Educação Aberta e a Distância da UFOP - Licenciatura em Matemática

Downloads

Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos