Geometria Espacial: A aprendizagem através da construção de sólidos geométricos e da resolução de problemas<br><i>Spatial Geometry: The learning by the geometric solids' construction and problem-solving</i>
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p261Resumo
Fazer com que os alunos busquem o conhecimento através de suas próprias pesquisas, experimentações, conjecturas e construções. Observa-se uma tendência para que o ensino de geometria se processe levando os alunos a manipular material concreto, com aplicação de resolução de problemas ou situações problemas e de modelagem. Visa-se um ensino de geometria que proporcione ao aluno um conhecimento que possa construir relacionando-o com os demais conhecimentos, sem deixar a formação conceitual abstrata de lado. Assim, tem-se como objetivo mostrar o trabalho realizado em uma turma de 3º ano do ensino médio, sobre o conteúdo de Geometria Espacial, aplicando a metodologia da Resolução de Problemas, seguindo as etapas sugeridas por Polya (1995), conforme segue: 1) entendimento do problema; 2)elaboração de um plano; 3)execução do plano; e 4)retrospecto ou verificação. Acrescentar problemas no ensino de geometria seria uma forma de torná-la mais atraente para os alunos e de fazê-los mais participativos na construção dos conceitos matemáticos. Portanto, busca-se, através deste trabalho, apresentar problemas que proporcionem aos alunos o desenvolvimento, a fixação e a capacidade de usar Geometria Espacial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais trabalhos publicados na REVEMAT - Revista Eletrônica de Matemática passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.
REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática. UFSC, Santa Catarina, SC, Brasil - - - eISSN: 1981-1322 - - - está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.