Geometria Espacial: A aprendizagem através da construção de sólidos geométricos e da resolução de problemas<br><i>Spatial Geometry: The learning by the geometric solids' construction and problem-solving</i>
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p261Abstract
Fazer com que os alunos busquem o conhecimento através de suas próprias pesquisas, experimentações, conjecturas e construções. Observa-se uma tendência para que o ensino de geometria se processe levando os alunos a manipular material concreto, com aplicação de resolução de problemas ou situações problemas e de modelagem. Visa-se um ensino de geometria que proporcione ao aluno um conhecimento que possa construir relacionando-o com os demais conhecimentos, sem deixar a formação conceitual abstrata de lado. Assim, tem-se como objetivo mostrar o trabalho realizado em uma turma de 3º ano do ensino médio, sobre o conteúdo de Geometria Espacial, aplicando a metodologia da Resolução de Problemas, seguindo as etapas sugeridas por Polya (1995), conforme segue: 1) entendimento do problema; 2)elaboração de um plano; 3)execução do plano; e 4)retrospecto ou verificação. Acrescentar problemas no ensino de geometria seria uma forma de torná-la mais atraente para os alunos e de fazê-los mais participativos na construção dos conceitos matemáticos. Portanto, busca-se, através deste trabalho, apresentar problemas que proporcionem aos alunos o desenvolvimento, a fixação e a capacidade de usar Geometria Espacial.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).