A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e o ensino da geometria<br><i>The teachers education in the early years of elementary education and the teaching of geometry</i>
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8nespp63Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar as concepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental quanto ao ensino de geometria. Tendo como aportes teóricos estudos vinculados ao ensino da geometria e a formação dos professores. A pesquisa, de cunho qualitativo, ocorreu por meio de entrevistas gravadas e posteriormente transcritas, possibilitando desta forma analisar, segundo o método de análise de conteúdo, as concepções e confrontar os relatos das professoras com os referenciais teóricos. Foram entrevistadas, no segundo semestre de 2012, cinco professoras de uma escola privada, no município de Lajeado/RS. Como resultado dessa entrevista e posterior análise, observou-se que esse grupo de professoras não se sente preparado para abordar o assunto em sala de aula, uma vez que sua formação inicial não as preparou. Essa falha as remete utilizar basicamente o livro didático para o planejamento das aulas, pois não possuem outro referencial, além de deixarem para abordar a geometria no final do ano letivo. Observa-se a necessidade de momentos de problematização da prática docente no que tange o ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).