A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e o ensino da geometria<br><i>The teachers education in the early years of elementary education and the teaching of geometry</i>

Autores

  • Leonice Ludwig Rabaiolli Centro Universitário - UNIVATES
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8nespp63

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar as concepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental quanto ao ensino de geometria. Tendo como aportes teóricos estudos vinculados ao ensino da geometria e a formação dos professores. A pesquisa, de cunho qualitativo, ocorreu por meio de entrevistas gravadas e posteriormente transcritas, possibilitando desta forma analisar, segundo o método de análise de conteúdo, as concepções e confrontar os relatos das professoras com os referenciais teóricos. Foram entrevistadas, no segundo semestre de 2012, cinco professoras de uma escola privada, no município de Lajeado/RS. Como resultado dessa entrevista e posterior análise, observou-se que esse grupo de professoras não se sente preparado para abordar o assunto em sala de aula, uma vez que sua formação inicial não as preparou. Essa falha as remete utilizar basicamente o livro didático para o planejamento das aulas, pois não possuem outro referencial, além de deixarem para abordar a geometria no final do ano letivo. Observa-se a necessidade de momentos de problematização da prática docente no que tange o ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental.

Downloads

Publicado

2013-12-16