Um estudo no campo conceitual de Vergnaud aplicado às matrizes: uma investigação acerca dos invariantes operatórios<br><i>A case study in the Vergnaud's conceptual field applied to matrices: a research about the operators invariants</i>

Autores

  • Valdinei Cezar Cardoso Universidade Estadual de Maringá
  • Lilian Akemi Kato
  • Samuel Rocha de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8nespp95

Palavras-chave:

Matrizes, Teoremas em ação, Campos Conceituais, Estrutura Aditiva, Estrutura Multiplicativa.

Resumo

Este artigo analisa os processos de raciocínio matemático utilizados por estudantes de graduação em cursos de Ciências Exatas na resolução de situações-problemas que envolvem matrizes. Tal análise destaca alguns teoremas em ação não consistentes, apresentados pelos estudantes e detectados, por cálculos relacionais relativos aos campos conceituais: aditivo e multiplicativo. Os resultados mostram que os raciocínios utilizados durante as operações,que envolvem matrizes, são semelhantes aos utilizados para a resolução de problemas aditivos e multiplicativos com números inteiros.

Biografia do Autor

Valdinei Cezar Cardoso, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Ciências, pesquisas nas áreas de ensino e aprendizagem de matemática, modelagem matemática e tecnologias aplicadas ao ensino.

Downloads

Publicado

2013-12-16