Um estudo no campo conceitual de Vergnaud aplicado às matrizes: uma investigação acerca dos invariantes operatórios<br><i>A case study in the Vergnaud's conceptual field applied to matrices: a research about the operators invariants</i>

Autores

  • Valdinei Cezar Cardoso Universidade Estadual de Maringá
  • Lilian Akemi Kato
  • Samuel Rocha de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8nespp95

Resumo

Este artigo analisa os processos de raciocínio matemático utilizados por estudantes de graduação em cursos de Ciências Exatas na resolução de situações-problemas que envolvem matrizes. Tal análise destaca alguns teoremas em ação não consistentes, apresentados pelos estudantes e detectados, por cálculos relacionais relativos aos campos conceituais: aditivo e multiplicativo. Os resultados mostram que os raciocínios utilizados durante as operações,que envolvem matrizes, são semelhantes aos utilizados para a resolução de problemas aditivos e multiplicativos com números inteiros.

Biografia do Autor

Valdinei Cezar Cardoso, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Ciências, pesquisas nas áreas de ensino e aprendizagem de matemática, modelagem matemática e tecnologias aplicadas ao ensino.

Downloads

Publicado

2013-12-16