Um estudo no campo conceitual de Vergnaud aplicado às matrizes: uma investigação acerca dos invariantes operatórios<br><i>A case study in the Vergnaud's conceptual field applied to matrices: a research about the operators invariants</i>
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8nespp95Resumo
Este artigo analisa os processos de raciocínio matemático utilizados por estudantes de graduação em cursos de Ciências Exatas na resolução de situações-problemas que envolvem matrizes. Tal análise destaca alguns teoremas em ação não consistentes, apresentados pelos estudantes e detectados, por cálculos relacionais relativos aos campos conceituais: aditivo e multiplicativo. Os resultados mostram que os raciocínios utilizados durante as operações,que envolvem matrizes, são semelhantes aos utilizados para a resolução de problemas aditivos e multiplicativos com números inteiros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).