Jogando com bolinhas de gude e aprendendo matemática no 2.º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p108Resumo
O objetivo deste relato de experiência com alunos do 2.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Atibaia (SP), utilizando o jogo “Bola largada”, que emprega bolinhas de gude, é mostrar que os jogos podem ser importantes para a formação matemática dos alunos. Buscamos descrever desde a organização da classe, as etapas desenvolvidas, a construção de um gráfico como forma de registro e a organização dos dados, até a produção de relatos, pelos alunos, da experiência vivenciada. As crianças puderam interagir com os colegas, buscar inúmeras estratégias para jogar, tomar decisões e caminhar na construção de seu conhecimento. O momento lúdico propiciou o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos de maneira prazerosa. Esta experiência revelou que as atividades com jogos têm muito a contribuir para o trabalho do professor e o desenvolvimento dos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).