Modelagem e competências matemáticas: uma investigação com professores em formação continuada

Autores

  • Eleni Bisognin Centro Universitário Franciscano
  • Vanilde Bisognin Centro Univrasitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n2p130

Resumo

Neste trabalho são apresentados resultados parciais de um projeto de pesquisa que tem como propósito analisar que competências os estudantes desenvolvem ao trabalharem com atividades de Modelagem Matemática. A investigação foi desenvolvida em sala de aula com alunos de um curso de mestrado em Ensino de Matemática.Os dados foram coletados a partir da observação e análise do material produzido pelos alunos durante o desenvolvimento das atividades e dos registros dos questionamentos e discussões realizadas em sala de aula pelos alunos. Os resultados mostraram que os alunos apresentam dificuldades em analisar informações e criar esquemas gráficos representativos das situações propostas, mas mostraram também que diferentes competências matemáticas foram evidenciadas enquanto desenvolviam atividades de modelagem.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Edição

Seção

Artigos