O significado em atividades de modelagem matemática: um olhar sobre pesquisas brasileiras

Autores

  • Lourdes Maria Werle de Almeida
  • Karina Alessandra Pessoa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9nespp124

Resumo

Neste artigo examinamos trabalhos que tematizam o significado no âmbito do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática visando à apresentação de um retrato com relação à questão: Como se entende o significado no âmbito do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática em pesquisas brasileiras? Para tanto analisamos trabalhos de dois periódicos, dois eventos e de um livro organizado pelo GT de Modelagem Matemática. Dos cento e dois trabalhos pesquisados, em quarenta e três deles os autores se referem ao significado dos quais dez usam de algum pressuposto teórico para tratar dessa referência. Assim, o mapeamento e a discussão da produção acadêmica selecionada nos possibilitaram ter clareza de que a atribuição/produção de significado é considerada uma das finalidades da introdução de atividades de modelagem em diferentes circunstâncias educacionais. Se em muitos trabalhos a noção de significado é usada de forma intuitiva e sem referência a uma teoria, em outros pudemos identificar perspectivas teóricas que subsidiam as argumentações dos autores. O que da análise desses trabalhos se pode inferir é que em atividades de modelagem o significado vai para além do estabelecimento da associação nominativa entre palavra (ou signo) e objeto, mas é constituído por meio de relações, usos e produtos que vão se evidenciando no decorrer do desenvolvimento da atividade.

Biografia do Autor

Lourdes Maria Werle de Almeida

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora da Universidade Estadual de Londrina desde 1985, atualmente na categoria de professor associado sênior. Atua no curso de graduação em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Pesquisadora do CNPq.

Karina Alessandra Pessoa da Silva

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Professora na
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, no Departamento Acadêmico de Matemática – DAMAT.

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Publicado

2014-07-29