Objetivos e resultados da pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática brasileira: o caso de uma categoria

Autores

  • Dionísio Burak Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Celia Finck Brandt UEPG
  • Vantielen da Silva Silva UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9nespp21

Resumo

Neste artigo apresentamos considerações em relação aos dados que envolvem a categoria: Objetivos que buscam relacionar a Modelagem Matemática com outras teorias, tendências ou tecnologias e seus respectivos resultados revelados nos trabalhos apresentados e constantes nos anais da VI Conferência Nacional de Modelagem em Educação Matemática - VICNMEM. A questão de fundo é: Como se apresentam os objetivos e os resultados dos trabalhos publicados no âmbito da VI CNMEM? A natureza da investigação é predominantemente qualitativa e a análise dos dados se pautou nas orientações de Bardin (2009) para a análise de conteúdo. Foram analisados quinze (15) trabalhos submetidos ao evento, com o auxílio do software Atlas t.i. Alguns resultados mostram o avanço na busca de associar a Modelagem com outras tendências da Educação Matemática, mas também ainda uma pequena contribuição em relação à consolidação do campo da Modelagem na Educação Matemática.

Biografia do Autor

Dionísio Burak, Universidade Estadual do Centro-Oeste

UEPG - PPGE

Celia Finck Brandt, UEPG

setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departmento de Métodos e Técnicas  de Ensino.

Vantielen da Silva Silva, UNICENTRO

DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA

Downloads

Publicado

2014-07-29