Os diferentes tipos de abordagem de um laboratório em matemática e suas contribuições para a formação de professores

Autores

  • Fredy Coelho Rodrigues IFSULDEMINAS - Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
  • Eliane Scheid Gazire PUC-MINAS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n1p114

Resumo

Laboratórios ligados ao ensino e aprendizagem da matemática tem sido o objeto de estudo de várias pesquisas em Educação Matemática. Nestes estudos não há nenhuma tentativa em caracterizar e diferenciar os diferentes tipos de laboratório que vem sendo utilizados na formação de professores em matemática. Diante desse contexto, este trabalho se propôs então a investigar os vários tipos (concepções) de laboratório utilizados na formação de professores em Matemática, em razão dos seus diferentes objetivos e propostas de utilização encontradas na literatura.  Para o desenvolvimento deste trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica, do tipo metanálise, com o objetivo de identificar e comparar os diferentes tipos de laboratório ligados à Matemática bem como descrever o foco de atuação de cada um deles e suas contribuições para formação de professores. Como resultado deste trabalho destaca-se a criação de sete categorias para classificar os laboratórios de matemática atualmente utilizados na formação de professores. Entre todas as tipificações propostas e com base na descrição de cada uma delas, o estudo sugere que o laboratório denominado por “Agente de Formação” oferece maiores contribuições para a formação de professores em Matemática.

Biografia do Autor

Fredy Coelho Rodrigues, IFSULDEMINAS - Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

Professor do Ensino Básico Técnico Tecnológico do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, câmpus Passos. É professor e coordenador do curso de Licenciatura em Matemática desta instituição. Possui mestrado em ensino de ciencias e matemática -PUC Minas.

Eliane Scheid Gazire, PUC-MINAS

Doutora em Educação Matemática. Coordenadora do programa de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC-MINAS.

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Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Artigos