Os diferentes tipos de abordagem de um laboratório em matemática e suas contribuições para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n1p114Resumo
Laboratórios ligados ao ensino e aprendizagem da matemática tem sido o objeto de estudo de várias pesquisas em Educação Matemática. Nestes estudos não há nenhuma tentativa em caracterizar e diferenciar os diferentes tipos de laboratório que vem sendo utilizados na formação de professores em matemática. Diante desse contexto, este trabalho se propôs então a investigar os vários tipos (concepções) de laboratório utilizados na formação de professores em Matemática, em razão dos seus diferentes objetivos e propostas de utilização encontradas na literatura. Para o desenvolvimento deste trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica, do tipo metanálise, com o objetivo de identificar e comparar os diferentes tipos de laboratório ligados à Matemática bem como descrever o foco de atuação de cada um deles e suas contribuições para formação de professores. Como resultado deste trabalho destaca-se a criação de sete categorias para classificar os laboratórios de matemática atualmente utilizados na formação de professores. Entre todas as tipificações propostas e com base na descrição de cada uma delas, o estudo sugere que o laboratório denominado por “Agente de Formação” oferece maiores contribuições para a formação de professores em Matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).