Os diferentes tipos de abordagem de um laboratório em matemática e suas contribuições para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n1p114Abstract
Laboratórios ligados ao ensino e aprendizagem da matemática tem sido o objeto de estudo de várias pesquisas em Educação Matemática. Nestes estudos não há nenhuma tentativa em caracterizar e diferenciar os diferentes tipos de laboratório que vem sendo utilizados na formação de professores em matemática. Diante desse contexto, este trabalho se propôs então a investigar os vários tipos (concepções) de laboratório utilizados na formação de professores em Matemática, em razão dos seus diferentes objetivos e propostas de utilização encontradas na literatura. Para o desenvolvimento deste trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica, do tipo metanálise, com o objetivo de identificar e comparar os diferentes tipos de laboratório ligados à Matemática bem como descrever o foco de atuação de cada um deles e suas contribuições para formação de professores. Como resultado deste trabalho destaca-se a criação de sete categorias para classificar os laboratórios de matemática atualmente utilizados na formação de professores. Entre todas as tipificações propostas e com base na descrição de cada uma delas, o estudo sugere que o laboratório denominado por “Agente de Formação” oferece maiores contribuições para a formação de professores em Matemática.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).