Registros de representação semiótica em atividades de desenho geométrico no GeoGebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n1p162

Resumo

O trabalho analisa as sequências utilizadas por alunos em atividades de desenho geométrico a partir de logotipos figurais. As construções, feitas no GeoGebra por estudantes do ensino médio, foram analisadas na perspectiva dos registros de representação semiótica de Raymond Duval. Foram identificadas as operações mereológicas de reconfiguração e de desconstrução dimensional. Considerou-se que o software permite interpretar e construir figuras envolvendo os diferentes tipos de apreensão em geometria e que as atividades de desenho possibilitam um melhor entendimento de alguns processos cognitivos específicos da atividade geométrica. 

Biografia do Autor

Odalea Aparecida Viana, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Associada da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Carlos Eduardo Petronilho Boiago, Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro, Campus Ituiutaba.

Professor do Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro, Ituiutaba, MG. Mestrando do Programa de Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Artigos