Registros de representação semiótica em atividades de desenho geométrico no GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n1p162Abstract
O trabalho analisa as sequências utilizadas por alunos em atividades de desenho geométrico a partir de logotipos figurais. As construções, feitas no GeoGebra por estudantes do ensino médio, foram analisadas na perspectiva dos registros de representação semiótica de Raymond Duval. Foram identificadas as operações mereológicas de reconfiguração e de desconstrução dimensional. Considerou-se que o software permite interpretar e construir figuras envolvendo os diferentes tipos de apreensão em geometria e que as atividades de desenho possibilitam um melhor entendimento de alguns processos cognitivos específicos da atividade geométrica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).