Mateludicando na educação infantil: um modelo de prática pedagógica para crianças pequenas

Autores

  • Claudionor Renato da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT), Campus de Arraias (CUA).

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n1p183

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um modelo de prática pedagógica, ainda em desenvolvimento, denominado Mateludicando. Referenciado na Filosofia, a partir da obra de J. Huizinga, na conceituação do Modelo, se fazem aproximações entre as várias expressões do lúdico (as artes) com a Educação Matemática, com os saberes matemáticos na Educação Infantil. Particularizando o Modelo na Literatura Infantil com conteúdo matemático apresenta-se uma aplicação para crianças de 0-6 anos. O artigo assume, assim, que Mateludicando traz implicações ao currículo da educação infantil, por um lado, e à formação de professores em cursos de pedagogia, por outro, abrindo, assim, um campo de pesquisas para aplicação e avaliação do Modelo na Educação Infantil que pode também ser pensado para o Ensino Fundamental.

 

Biografia do Autor

Claudionor Renato da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT), Campus de Arraias (CUA).

Pedagogo. Especialista em Gestão Educacional. Mestre Educação (Educação em Ciências e Matemática/ UFSCar). Doutorando em Educação Escolar (UNESP/FCLAar). Docente e Pesquisador na UFT/CUA.

Downloads

Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Artigos