Mateludicando na educação infantil: um modelo de prática pedagógica para crianças pequenas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n1p183Abstract
Este artigo objetiva apresentar um modelo de prática pedagógica, ainda em desenvolvimento, denominado Mateludicando. Referenciado na Filosofia, a partir da obra de J. Huizinga, na conceituação do Modelo, se fazem aproximações entre as várias expressões do lúdico (as artes) com a Educação Matemática, com os saberes matemáticos na Educação Infantil. Particularizando o Modelo na Literatura Infantil com conteúdo matemático apresenta-se uma aplicação para crianças de 0-6 anos. O artigo assume, assim, que Mateludicando traz implicações ao currículo da educação infantil, por um lado, e à formação de professores em cursos de pedagogia, por outro, abrindo, assim, um campo de pesquisas para aplicação e avaliação do Modelo na Educação Infantil que pode também ser pensado para o Ensino Fundamental.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).