Análise Praxeológica de livro didático de matemática referente ao estudo de números binários

Autores

  • Herman do Lago Mendes

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n1p199

Resumo

Objetiva analisar as organizações praxeológica matemática e praxeológica didática referente ao estudo de números binários em uma coleção de livro didático de matemática dos anos finais do ensino fundamental avaliado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2014). Utiliza a Teoria Antropológica do Didático (TAD) tanto para fundamentar teoricamente o trabalho como ferramenta de pesquisa. Mais especificamente, utiliza um dos conceitos da TAD – praxeologia – como ferramenta de pesquisa. Identifica abordagem de números binários por meio de dois domínios da educação básica de matemática: Grandezas e Medidas (medida de informação) e Números e Operações (sistema de numeração binário). Identifica na coleção: 3 tipos de tarefas, 3 técnicas, uma única tecnologia e nenhuma teoria. A abordagem dos números binários nos livros analisados (volumes 6 e 7) caracteriza-se como sendo praxeologia pontual e local.

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Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Artigos