Análise Praxeológica de livro didático de matemática referente ao estudo de números binários
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n1p199Abstract
Objetiva analisar as organizações praxeológica matemática e praxeológica didática referente ao estudo de números binários em uma coleção de livro didático de matemática dos anos finais do ensino fundamental avaliado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2014). Utiliza a Teoria Antropológica do Didático (TAD) tanto para fundamentar teoricamente o trabalho como ferramenta de pesquisa. Mais especificamente, utiliza um dos conceitos da TAD – praxeologia – como ferramenta de pesquisa. Identifica abordagem de números binários por meio de dois domínios da educação básica de matemática: Grandezas e Medidas (medida de informação) e Números e Operações (sistema de numeração binário). Identifica na coleção: 3 tipos de tarefas, 3 técnicas, uma única tecnologia e nenhuma teoria. A abordagem dos números binários nos livros analisados (volumes 6 e 7) caracteriza-se como sendo praxeologia pontual e local.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).