Atividades investigativas: possibilidade de ensino de conceitos trigonométricos no triângulo retângulo na Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n1p131Resumo
Este artigo é um recorte da pesquisa de Mestrado em Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES – Lajeado – RS, que tem por objetivo abordar as conjecturas que emergiram de atividades investigativas envolvendo alguns conceitos de trigonometria no triângulo retângulo com alunos da Licenciatura em Matemática. Nessa perspectiva foram elaboradas atividades investigativas com intuito de promover a significação de alguns conceitos trigonométricos no triângulo retângulo, bem como desenvolver a capacidade da escrita Matemática. Foram utilizados referenciais teóricos de Ponte, Brocardo e Oliveira (2013) que tratam da Investigação Matemática quanto metodologia de ensino. Para coleta de dados foi adotada a observação, a produção de relatórios pelos alunos, registros em diários de campo e filmagem das apresentações e discussão dos resultados, além de uma avaliação escrita no término das atividades. Os resultados apontam um progressivo desenvolvimento da capacidade de elaboração de conjecturas, bem como da presença cada vez maior da escrita. Além disso, os alunos reconheceram de modo significativo a aprendizagem de alguns conceitos trigonométricos.
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