Modelagem matemática e leishmaniose: possibilidade de relação entre biologia e matemática

Autores

  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Centro Universitário Univates
  • Erisnaldo Francisco Reis Centro Universitário Univates
  • Marli Teresinha Quartieri Centro Universitário Univates.

Resumo

Neste artigo faz-se o relato de dados decorrentes de uma pesquisa desenvolvida por meio de prática pedagógica envolvendo a utilização da Modelagem Matemática e o tema leishmaniose, como proposta de ensino e de aprendizagem. A pesquisa desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio foi de cunho qualitativo para um estudo de caso.  Como instrumentos para coleta de dados foram utilizados o diário de campo do professor, gravações de aula em vídeo, áudio e questionários aplicados aos alunos. Para a análise dos dados, utilizou-se a abordagem textual discursiva. As atividades foram realizadas em grupo, envolvendo a questão da ocorrência da leishmaniose no município de Rubim-MG, que foi estudada por meio da metodologia Modelagem Matemática relacionando Biologia e Matemática. Os resultados apontam que a utilização da Modelagem Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem acerca da Leishmaniose no Ensino Médio possibilita o estabelecimento de uma relação relevante entre Biologia e Matemática, que tem implicações importantes, tais como: relacionar o tema com o cotidiano do aluno; fazer utilização de conhecimentos matemáticos, dentre outras.

Biografia do Autor

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Centro Universitário Univates

Bióloga, Mestre em Biologia Animal, Doutora em Ecologia.

Professora dos Programas de Pós-Graduação Mestrado em Ensino e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas - Centro Universitário Univates.

Erisnaldo Francisco Reis, Centro Universitário Univates

Biólogo, Mestrando em Ensino de Ciências Exatas pelo Centro Universitário Univates.

Marli Teresinha Quartieri, Centro Universitário Univates.

Doutora em Matemática.

Professora dos Programas de Pós-Graduação Mestrado em Ensino e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas - Centro Universitário Univates.

Downloads

Publicado

2016-07-07

Edição

Seção

Artigos