Modelagem matemática e leishmaniose: possibilidade de relação entre biologia e matemática
Resumo
Neste artigo faz-se o relato de dados decorrentes de uma pesquisa desenvolvida por meio de prática pedagógica envolvendo a utilização da Modelagem Matemática e o tema leishmaniose, como proposta de ensino e de aprendizagem. A pesquisa desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio foi de cunho qualitativo para um estudo de caso. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizados o diário de campo do professor, gravações de aula em vídeo, áudio e questionários aplicados aos alunos. Para a análise dos dados, utilizou-se a abordagem textual discursiva. As atividades foram realizadas em grupo, envolvendo a questão da ocorrência da leishmaniose no município de Rubim-MG, que foi estudada por meio da metodologia Modelagem Matemática relacionando Biologia e Matemática. Os resultados apontam que a utilização da Modelagem Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem acerca da Leishmaniose no Ensino Médio possibilita o estabelecimento de uma relação relevante entre Biologia e Matemática, que tem implicações importantes, tais como: relacionar o tema com o cotidiano do aluno; fazer utilização de conhecimentos matemáticos, dentre outras.Downloads
Publicado
2016-07-07
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Artigos
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