O ábaco dos inteiros: auxílio aos estudantes na compreensão dos números negativos e suas operações

Autores

  • Erickson Gomes Imperador da Silva Faculdades Atibaia - FAAT
  • Keli Cristina Conti Faculdades Atibaia - FAAT

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n1p74

Resumo

Com objetivo de auxiliar os estudantes na compreensão dos números negativos e suas operações, este artigo relata a experiência desenvolvida com 38 estudantes do 7.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do estado de São Paulo, utilizando o “Ábaco dos Inteiros”. Buscamos detalhar o percurso realizado, que se dividiu em quatro etapas: a construção do ábaco, o aprendizado de sua manipulação e a realização das operações de adição subtração e multiplicação. A experiência sinalizou que os estudantes puderam compreender o significado dos números negativos em situações visuais, propiciando contato com um conteúdo que é considerado mais tradicional (números inteiros e regras de sinais) de uma forma mais prazerosa. Também puderam ser percebidos indícios de que os alunos compreenderam as regras do cálculo com os números inteiros pela observação das regularidades, sendo capazes de realizar de modo mais significativo as operações.

Biografia do Autor

Keli Cristina Conti, Faculdades Atibaia - FAAT

Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Integradas de Amparo (1999), Normal Superior pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (2004), Licenciatura em Pedagogia pelo centro Universitário de Araras (2011), especialização em Matemática para Professores da Quinta a Oitava Séries do Ensino Fundamental pelo Imecc/Unicamp (2006), Mestrado em Educação, com linha de pesquisa em Educação Matemática pela Faculdade de Educação da Unicamp (2009),Doutorado em Educação, com linha de pesquisa em Ensino e Práticas Culturais pela Faculdade de Educação da Unicamp (2015).

Downloads

Publicado

2016-07-07

Edição

Seção

Artigos