O ábaco dos inteiros: auxílio aos estudantes na compreensão dos números negativos e suas operações
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n1p74Resumo
Com objetivo de auxiliar os estudantes na compreensão dos números negativos e suas operações, este artigo relata a experiência desenvolvida com 38 estudantes do 7.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do estado de São Paulo, utilizando o “Ábaco dos Inteiros”. Buscamos detalhar o percurso realizado, que se dividiu em quatro etapas: a construção do ábaco, o aprendizado de sua manipulação e a realização das operações de adição subtração e multiplicação. A experiência sinalizou que os estudantes puderam compreender o significado dos números negativos em situações visuais, propiciando contato com um conteúdo que é considerado mais tradicional (números inteiros e regras de sinais) de uma forma mais prazerosa. Também puderam ser percebidos indícios de que os alunos compreenderam as regras do cálculo com os números inteiros pela observação das regularidades, sendo capazes de realizar de modo mais significativo as operações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).