O espaço e suas relações: a construção de um aporte teórico

Eliane Matheus Plaza, Edda Curi

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p207

Este texto, recorte de nossa tese de doutorado, apresenta as contribuições do estudo teórico para o desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A referida pesquisa teve como lócus o Grupo de Pesquisa Conhecimentos, Crenças e Práticas de Professores que ensinam Matemática (CCPPM), ativo no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. As discussões sobre os estudos teóricos constituíram-se em um episódio que apresenta, em especial, a participação das professoras dos anos iniciais como protagonistas condutoras de sua autoaprendizagem. Para a análise dos dados, a pesquisadora valeu-se da transcrição das gravações em áudio dos trabalhos realizados no referido Grupo. Como aporte teórico, apoiou-se nos estudos sobre o desenvolvimento profissional docente e o trabalho colaborativo. Esse episódio revelou a importância do estudo teórico e das discussões acadêmicas como elemento fundamental na constituição do conhecimento docente, responsável pela promoção do desenvolvimento profissional dos professores. 


Palavras-chave


Desenvolvimento Profissional; Grupo Colaborativo; Estudo Teórico

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p207

 

Indexadores, diretórios e base de dados:

 

 

 

REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.