O projeto “Lançamento de Projéteis”: uma perspectiva para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio

Valmir Ninow, Carmen Teresa Kaiber

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p300

Este artigo apresenta resultados do projeto Lançamento de Projéteis, desenvolvido por um grupo de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, no âmbito de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar o desenvolvimento de Projetos de Trabalho, considerando diferentes estratégias, procedimentos e recursos, visando à construção de conhecimentos matemáticos. O trabalho possibilitou a retomada e desenvolvimento de conhecimentos relacionados às áreas de Matemática e Física, sendo que, particularmente, foram desenvolvidos aspectos referentes às Funções Afim e Quadrática, Movimento Retilíneo Uniforme e Uniformemente Variado e do Lançamento Oblíquo. Para tal, foram utilizados elementos advindos da Modelagem Matemática, bem como utilizado o software Excel para construir, modelar e analisar as situações que se apresentaram.  O trabalho constituiu-se, também, em possibilidade de modificação do papel do professor e dos estudantes, permitindo a esses tornarem-se atuantes e participativos, a partir de ações que envolveram trabalho em grupo, organização, planejamento, pesquisa e o enfrentamento e solução de situações tanto práticas quanto teóricas.


Palavras-chave


Projetos de Trabalho; Modelagem Matemática; Lançamento Oblíquo

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p300

 

Indexadores, diretórios e base de dados:

 

 

 

REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.